7 Dicas para Você Vender Mais em sua Loja Agropecuária
- equipepioneiro
- 4 de mar. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 12 de ago. de 2020

Nós da Pioneiro Cerca Elétrica, traremos toda semana, dicas para você vender mais, melhorar a gestão, e atrair pessoas para seu negócio, esperamos que gostem, Se quiser, nos respondam com sugestões, opiniões e criticas para que possamos cada vez mais melhorar e trazer conteúdos relevantes e que ajudem de fato você a crescer e voar alto com seu negócio. Nesse artigo trazemos para você 7 dicas para você vender mais na sua agropecuária, esperamos que seja útil e você aplique e tenha resultados, porque “só a aplicação do conhecimento é que gera resultado”.
#1 Controle de estoque
Muita gente deixa de vender porque não tem controle de estoque, não sabe o que vende mais e o que não vende. Acaba por comprar coisas que não vendem e que apenas ocupam espaço, e deixam de comprar aquilo que de fato vende e gira seu dinheiro. É impossível gerenciar estoque e saber o que vende e o que não vende, se tem ou não tem determinado produto, sem um sistema de controle e sem treinamento do pessoal para fazer com que o sistema funcione. Normalmente o problema não é o sistema, o problema são as pessoas que não treinadas e indisciplinadas da importância do uso do sistema, acabam por negligenciar determinados lançamentos e desconfiguram o controle do estoque. Olhomêtro, já viu falar? Bate o olho na prateleira e vê se está faltando produto ou não. Isso tem seus méritos mais se você quer levar seu negócio a outro nível é preciso trabalhar com dados reais, controlar e aprender a usar os dados que um sistema de estoque pode gerar para seu negócio. Hoje em dia é tão barato poder contar com um software de controle de estoque em que te alerta quando o estoque de uma determinada mercadoria está baixo. Mas da mesma forma que é fácil contar com um software para auxilio do controle de estoque, é fácil encontrar empresários do setor que ainda acredita que o olhômetro é a melhor solução. Porem como dito, se quer elevar seu negócio a um novo patamar você tem que começar a controlar estoque, saber o que vende de fato e o que só ocupa espaço e onera seu caixa.
#2 Vendedores consultores
De que adianta uma loja com 50 mil itens e vendedores que não sabem nem o que é e nem para o que serve 80% dos produtos que você tem. Como o vendedor vai oferecer solução para seu cliente se ele não sabe qual é a solução e qual o melhor produto para ajudar na dor do cliente? É indispensável treinar seu time para entender o que é? Por que serve? Em que situação é usado? E como é usado a maior parte do que você tem no estoque. É simples, se o vendedor não sabe o que é para que serve, ele é incapaz de oferecer determinados produtos para solucionar problemas de clientes que chegam na loja procurando solução.
#3 Diversificação de produtos
Diversificação de produtos é importante, mas cuidado para não encher prateleiras com produtos que não vendem. Lembre-se, estoque é dinheiro parado, sua prateleira e seu espaço deve estar cheio de produtos que vendem e dão margem e não de coisas que não vendem e com margens mínimas.
#4 Comunicação diferenciada para cada tipo de cliente (gestão de clientes)
Faça uma lista dos 15 clientes que mais compraram nos últimos 6 meses, esses devem ser tratados diferentes dos outros. Esses você deve fazer pós-vendas, deve vender e ligar para saber se está tudo bem, se recebeu a mercadoria, deve anotar as datas de compra e ligar antecipando a necessidade dele perguntando se já não está precisando novamente de determinado produto que ele consome. Esses devem ter visitas programadas de vendedores externos, cafezinhos e tudo o mais que seu atendimento pode dar e diferenciar da concorrência, em relação principalmente ao atendimento. Provavelmente esses 15 maiores clientes seus correspondem a 80% do seu faturamento, então faça o que tiver de ser feito para mantê-los.
#5 Atendimento
Seus produtos, sua loja, na maioria das vezes é bem parecida com a loja do seu concorrente ali na próxima esquina. Mas tem uma coisa que ninguém consegue copiar do outro e que você pode aos poucos implantar na sua empresa. A cultura da excelência no atendimento, quando tudo é igual ou parecido com a concorrência, a única maneira de se diferenciar é agregando serviços e atendimento aos produtos que você comercializa. Por isso que é tão importante sua equipe de vendas se tornarem especialistas nos produtos que você vende. Tem que saber qual é a dor do cliente que chega na loja e como, onde e quando os produtos que você vende pode ajuda-los a resolver a dor deles (problema do cliente).
#6 Parcerias com fornecedores
Tão importante quanto vender bem é comprar bem de diferentes fornecedores. Entenda, para diminuir o risco de qualquer negócio a diversificação é o melhor caminho, ou seja, quanto mais clientes você tem (venda picadinha) menos risco você corre, quanto mais fornecedor você tem, menos risco você tem. A dependência a um cliente ou um fornecedor é um risco enorme para todo e qualquer negócio. Quer diminuir riscos, aumente a quantidade de clientes e aumente a quantidade de fornecedores.
#7 Entregas
Vivemos em um mundo em que ninguém tem tempo. Só tem tempo para bate papo, quem está com a vida sossegada ou quem não trabalha, quem trabalha, que é o cliente que você precisa ter, não tem tempo, então você tem que ajudar ele antecipando os problemas dele, principalmente cumprindo prazos que prometeu, antecipando pedidos e entregando onde e quando e na hora que ele precisa. Entrega rápida e na hora que o cliente necessita é sim muito importante para a satisfação e fidelização de seu cliente. Se não tem um sistema de entrega, pense seriamente nisso, em particular para os clientes urbanos que compram variedades, e seu negócios tiver produtos para animais de estimação. Vamos ficando por aqui, Abraço, até a próxima semana, Equipe Pioneiro Cercas Elétricas (43) 3534-5020
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